16 de out. de 2008

Como otimizar um site ou blog

Veja aqui um a lista com dez passos para otimizar seu site ou blog.
Todas elas são ações mais simples e que não precisarão de muita explicação.

Antes de começar, faça testes. Boas ferramentas para ver onde seu site/blog está carregando muitos recursos são o Web Page Analyzer e o ingdom tools.

Assim você será capaz de ver quais elementos são mais críticos e, ao final, ver o quanto ganhou com a otimização.

  1. Confira se não há erros excessivos em seus arquivos. Boas ferramentas para notificar erros são os validadores W3 o Firebug (extensão para o Firefox) e o YSlow, que é uma extensão do Firebug.
  2. Utilize poucas imagens, se forem essenciais, tente agrupá-las.Se não lhe sobrarem alternativas, otimizesuas imagens a fim de carregarem mais rápidos e hospede-as em um outro servidor. Recomendo o ImageShack, por permitir hotlinks e ainda ter um plugin para WordPress.
  3. O mesmo vale para vídeos, mas, neste caso, utilize o Youtube.
  4. Comprima tudo o que puder: (javascript, html e css).
  5. Se o Javascript for de fato necessário, não insira diretamente no código, utilize um novo arquivo externo.
  6. Evite muitas widgets nas colunas de seu blog.
  7. Evite muitos plugins. Alguns plugins podem carregar bastante a base de dados. Deixe apenas os necessários e, aos que não utilizar,retire-os do servidor.
  8. Limpe e otimize sua base de dados. No geral, a limpeza é feita na tabela wp-options que armazena as informações de muitos plugins. A otimização e reparo podem ser feitas a partir do próprio painel de administração do MySQL ou através de plugins: Clean Options Plugin para eliminar entradas desnecessárias na tabela wp-options) e WP-DBManager 2.11 (para gerenciar sua base de dados).
  9. E por último, e mais importante, utilize um sistema de armazenamento de páginas dinâmicas em estáticas. No WordPress isso pode ser feito a partir de plugins.
  10. Os mais comuns são o WP-Cahce e o WP Super Cache.
Technorati Marcas: ,

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.