Todas elas são ações mais simples e que não precisarão de muita explicação.
Antes de começar, faça testes. Boas ferramentas para ver onde seu site/blog está carregando muitos recursos são o Web Page Analyzer e o ingdom tools.
Assim você será capaz de ver quais elementos são mais críticos e, ao final, ver o quanto ganhou com a otimização.
- Confira se não há erros excessivos em seus arquivos. Boas ferramentas para notificar erros são os validadores W3 o Firebug (extensão para o Firefox) e o YSlow, que é uma extensão do Firebug.
- Utilize poucas imagens, se forem essenciais, tente agrupá-las.Se não lhe sobrarem alternativas, otimizesuas imagens a fim de carregarem mais rápidos e hospede-as em um outro servidor. Recomendo o ImageShack, por permitir hotlinks e ainda ter um plugin para WordPress.
- O mesmo vale para vídeos, mas, neste caso, utilize o Youtube.
- Comprima tudo o que puder: (javascript, html e css).
- Se o Javascript for de fato necessário, não insira diretamente no código, utilize um novo arquivo externo.
- Evite muitas widgets nas colunas de seu blog.
- Evite muitos plugins. Alguns plugins podem carregar bastante a base de dados. Deixe apenas os necessários e, aos que não utilizar,retire-os do servidor.
- Limpe e otimize sua base de dados. No geral, a limpeza é feita na tabela wp-options que armazena as informações de muitos plugins. A otimização e reparo podem ser feitas a partir do próprio painel de administração do MySQL ou através de plugins: Clean Options Plugin para eliminar entradas desnecessárias na tabela wp-options) e WP-DBManager 2.11 (para gerenciar sua base de dados).
- E por último, e mais importante, utilize um sistema de armazenamento de páginas dinâmicas em estáticas. No WordPress isso pode ser feito a partir de plugins.
- Os mais comuns são o WP-Cahce e o WP Super Cache.
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